Brasília Atlanta Berlim  Buenos Aires Frankfurt  Hong Kong Lisboa Londres  Los Angeles  Macau  Milão Montreal Moscou Nova York Roma Paris Pequim São Paulo Sidney Toronto Tóquio Vancouver Washington
INDEX-HOME AGENCIA BRASILEIRA DE NOTICIAS ABN NEWS
     SINCE 1924: ABN NEWS BRAZILIAN NEWS AGENCY - DESDE 1924: AGÊNCIA BRASILEIRA DE NOTÍCIAS                             COMO SER CLIENTE  -  EXPEDIENTE  -  FALE CONOSCO
 

 

 

 Editoria de Estados/Paraíba

.

10/08/2011 02:21

Instalação do polo industrial da Fiat em Goiana indica bom momento para a Paraíba


JOÃO PESSOA [ ABN NEWS ] — O governador Ricardo Coutinho avaliou que a instalação do polo industrial da Fiat em Goiana, Pernambuco, beneficia a Paraíba, que está preparada para disputar a instalação de indústrias da cadeia produtiva de autopeças no território paraibano. “Goiana está a 42 km de João Pessoa e a apenas 15 km de Alhandra, onde a interligação acontece por uma rodovia duplicada, que beneficiará as empresas alimentadoras da fábrica da Fiat. Esse é um bom momento para a expansão industrial do Estado e tenho certeza de que, em médio prazo, a Paraíba dará um grande salto no desenvolvimento e na geração de emprego e renda”, ressaltou.

O governador disse que recebeu o comunicado oficial da vinda da Fiat para Goiana na manhã desta terça-feira (9), por meio de um telefonema do governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Ele ressaltou que o governador pernambucano teve um papel importante nesse processo, porque existia uma disputa, dentro de Pernambuco, para que o empreendimento ficasse próximo ao porto de Suape. “Vínhamos trabalhando silenciosamente para que a montadora fosse instalada na Zona Norte, a poucos quilômetros da divisa da Paraíba, porque tínhamos a consciência de que seria importante não só para Pernambuco e Paraíba, como para todo o Nordeste”, disse Ricardo.

Na avaliação do governador, a Paraíba intensificará agora uma nova fase, que é a articulação com a Fiat e as indústrias que formam sua cadeia produtiva para estabelecer condições e, ao mesmo tempo, criar uma conjunção de forças entre partidos e o povo para que a Paraíba recupere o tempo perdido e se desenvolva junto com o Nordeste. “Esse empreendimento, cujo investimento é superior a R$ 4 bilhões, vai gerar 4,5 mil empregos diretos e milhares de outros, nas empresas a serem instaladas em torno da montadora. Estou muito feliz. Agora posso falar da negociação que fizemos com a Fiat e o governo de Pernambuco e acho que é um bom momento para a expansão da atividade industrial no Estado”.

Empregos na Paraíba – Ricardo acredita que, dos 4,5 mil empregos diretos da Fiat, algo em torno de 40% a 50% serão buscados na Paraíba, por fatores como a capacidade de inovação das empresas, o excelente polo universitário do Estado e a capacidade de oferecer uma boa mão de obra qualificada. “O Governo do Estado vai chamar para si a responsabilidade de formar mão de obra direcionada para essa atividade”, completou.

Distrito Industrial – O governador disse que, durante audiência recente com o ministro da Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, pediu apoio na estruturação de um novo distrito industrial às margens da BR-101, em Alhandra, para atrair empresas ao local, além do Conde e o próprio distrito industrial de João Pessoa.

Sobre o processo de industrialização do Estado, o governador elencou alguns avanços que estão sendo conquistados com a vinda de grandes indústrias, como três fabricantes de cimento – que, em três anos, transformarão a Paraíba no maior polo cimenteiro do país –, e a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobras).

“Esse governo planeja e dialoga com qualquer governo, pensando o Nordeste de uma forma compartilhada. Temos uma série de outras medidas de atração de empresas tocadas pela Cinep, que cria condições para grandes empresas se instalarem na Paraíba e possibilitar que outras voltem para o Estado, alavancando a participação do setor privado no PIB do Estado e gerando desenvolvimento, emprego e renda para os paraibanos”, completou.

 

 

 

 

 

 

 

 

SINCE 1924: ABN NEWS BRAZILIAN NEWS AGENCY - DESDE 1924: ABN AGENCIA BRASILEIRA DE NOTICIAS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Expediente | Como Contratar os Serviços Noticiosos da ABN | Fale Conosco |

Desde 1924: ABN AGÊNCIA BRASILEIRA DE NOTÍCIAS - Since 1924: BRAZILIAN NEWS AGENCY - ABN NEWS
Ampla e Completa Cobertura Jornalística