Brasília Atlanta Berlim  Buenos Aires Frankfurt  Hong Kong Lisboa Londres  Los Angeles  Macau  Milão Montreal Moscou Nova York Roma Paris Pequim São Paulo Sidney Toronto Tóquio Vancouver Washington
INDEX-HOME AGENCIA BRASILEIRA DE NOTICIAS ABN NEWS
     SINCE 1924: ABN NEWS BRAZILIAN NEWS AGENCY - DESDE 1924: AGÊNCIA BRASILEIRA DE NOTÍCIAS                             COMO SER CLIENTE  -  EXPEDIENTE  -  FALE CONOSCO
 

 

 

 Editoria de Imprensa

.

13/04/2011 13:36

Morre o jornalista Marim Melquíades

PETRÓPOLIS [ ABN NEWS e AGÊNCIA SERRA ] ­— O jornalista e ensaísta literário Marin de Toledo Melquíades, aos 58 anos, faleceu nesta aterça-feira (12), vítima de enfarte fulminante, quando escrevia mais um livro, em sua casa, no município de Petrópolis.

Marin era o vice-presidente da Associação Serrana de Imprensa do Rio de Janeiro e foi o Editor do Jornal Diário de Petrópolis por mais de 20 anos, de onde se afastou recentemente para escrever mais um livro e cuidar da saúde.

Juizforano apaixonado pela Região Serrana fluminense, Marin Melquíades está sendo velado na capela Oswaldo Cruz e será transladado para Juiz de Fora pela manhã, onde seu corpo será sepultado no jazigo da família.

Dono de um estilo próprio de apurar e produzir reportagens, a frente do Diário de Petrópolis ajudou inúmeros jornalistas a adquirirem a têmpera do bom profissional, fazendo alguns deles chegarem ao mercado internacional ou diplomático.

Pescador inveterado e profundo conhecedor da matéria, Marin escreveu livros e organizou eventos de pesca. Sua obra "Jornalista, Pescador, Compulsivo" é o retrato de um homem inquieto e preocupado com o trabalho, mas, paradoxalmente, um paciente observador da natureza, que o arremetia para pesqueiros e rios do Brasil afora.

O Amigo dos Amigos Marin de Toledo Melquíades era formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora, onde iniciou sua carreira em 1974, tendo sido um dos mais jovens jornalistas a se tornar editor, pois com 21 anos já dirigia o jornal Folha da Mantiqueira, em Juiz Fora. Aos 23 assumiu a editoria do Diário da Tarde, órgão dos Diários Associados, cargo que ocupou por seis anos, se mudando para Petrópolis, para ser editor do Jornal de Petrópolis, em 1981. Em 1982 passou para o Diário de Petrópolis, voltou para Juiz de Fora em 1983 e retornou a Petrópolis em 1984. Talvez seja recordista como editor de um mesmo jornal, o Diário de Petrópolis - mais de 20 anos.

Nascido em Juiz de Fora, em 12 de setembro de 1953, era filho de Olívia Toledo Melquíades, já falecida, e de José da Costa Melquíades, hoje com 91 anos. Vocacionado para Igreja Católica, tinha vasto conhecimento teológico e era profundo conhecedor do maniqueísmo de santo Agostinho e da doutrina humanista de São Francisco, com leituras para o ecumenismo, a eucaristia e a consagração.
Foi assessor de Imprensa da Fundação de Saúde no governo Leandro Sampaio, quando editou o Guia do SUS em Petrópolis. Criou vários jornais e boletins, entre eles o Jornal do Petrô, Boletim da Acirp, Boletim do CDL, Jornal da Sociedade Médica, Jornal do Comerciário e Jornal do Pescador.

Detentor do título de Cidadão Petropolitano e do Prêmio Alcindo Sodré, da Academia Petropolitana de Letras, Melquíades era membro honorário da Academia Petropolitana de Letras.

Foi casado com Rita de Cássia Melquíades por 34 anos e pai de Mariana, Maria Raquel e Míriam.

Em nota, entidades manifestam pesar

"Os presidentes da Federação Nacional de Imprensa, da Federação das Associações de Imprensa do Brasil e da Associação Serrana de Imprensa do Rio de Janeiro, ASI-RJ, emitiram nota de pesar pelo falecimento do jornalista Marin de Toledo Melquíades

Foi com pesar que soubemos da morte do jornalista Marin de Toledo Melquíades, nesta terça-feira, quando a manchete dos jornais ainda lidavam com a dor de tantos vitimados pelas chuvas da Região Serrana. A coragem com que exerceu a profissão serviu de modelo de pessoa talentoso, ética e solidária para tantas gerações de profissionais de imprensa que hoje buscam palavras para o epitáfio de sua morada na necrópole juizforana. Perde o jornalismo uma referência ímpar. Ganha a história um personagem empolgante e altivo. Sua atuação marcante no jornalismo e sua literatura inventiva e experimental serão sempre uma inspiração para o país e para a cultura brasileira. Nesse momento de tristeza e pio, juntamos o nosso pesar ao de sua esposa, filhos, netos, pai, amigos, colegas e admiradores.


J.H. de Oliveira Jr.
Presidente da Fenai-Faibra

Roberto Perez
Presidente da ASI-RJ"




----

[Com informações de Ronaldo Maurício e da Agência Serra News]

 

 

 

 

 

 

 

 

SINCE 1924: ABN NEWS BRAZILIAN NEWS AGENCY - DESDE 1924: ABN AGENCIA BRASILEIRA DE NOTICIAS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Expediente | Como Contratar os Serviços Noticiosos da ABN | Fale Conosco |

Desde 1924: ABN AGÊNCIA BRASILEIRA DE NOTÍCIAS - Since 1924: BRAZILIAN NEWS AGENCY - ABN NEWS
Ampla e Completa Cobertura Jornalística