Brasília Atlanta Berlim  Buenos Aires Frankfurt  Hong Kong Lisboa Londres  Los Angeles  Macau  Milão Montreal Moscou Nova York Roma Paris Pequim São Paulo Sidney Toronto Tóquio Vancouver Washington
INDEX-HOME AGENCIA BRASILEIRA DE NOTICIAS ABN NEWS
     SINCE 1924: ABN NEWS BRAZILIAN NEWS AGENCY - DESDE 1924: AGÊNCIA BRASILEIRA DE NOTÍCIAS                             COMO SER CLIENTE  -  EXPEDIENTE  -  FALE CONOSCO
 

 

 

 Editoria de Agropecuária

.

05/04/2010 09:36

Rebanho da Paraíba será vacinado contra febre aftosa em abril

JOÃO PESSOA [ ABN NEWS ] - Os bois e búfalos da Paraíba devem ser vacinados contra a febre aftosa no mês de abril. Há menos de seis meses, o estado saiu da classificação de risco desconhecido da doença e passou a ter o reconhecimento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) como área de médio risco. “O trabalho de imunização dos animais e o aumento da cobertura vacinal é essencial para avançarmos, ainda mais, nesse status”, afirma a fiscal federal agropecuária que coordena o Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (Pnefa) na Paraíba, Janete Kamoto Lima.

Um convênio entre o Serviço de Defesa Agropecuária da Paraíba e o Ministério da Agricultura, no valor de R$ 2,2 milhões, permitiu a reestruturação e instalação de escritórios, compra de equipamentos e materiais para reforço na estrutura. “Nós entramos com a contrapartida de R$ 200 mil e a mão-de-obra. Esse investimento foi fundamental para a melhoria das condições sanitárias e fitossanitárias no estado”, acredita a coordenadora.

O rebanho da Paraíba é formado por 1,24 milhão de bois e búfalos distribuídos em, aproximadamente, 63 mil propriedades rurais. Na última etapa da campanha, em outubro de 2009, 87% desse total recebeu a vacina contra a febre aftosa.

Trabalho - Como parte das atividades realizadas com o investimento do convênio, os mais de 50 médicos veterinários do Pnefa na Paraíba recadastraram as propriedades e os animais da região, entre maio de 2008 e setembro de 2009. “Os dados estão sendo incluídos em um sistema informatizado e deverão contribuir para ampliar a segurança no controle de trânsito dos animais”, conclui Janete Lima.

 

 

 

 

 

 

 

 

SINCE 1924: ABN NEWS BRAZILIAN NEWS AGENCY - DESDE 1924: ABN AGENCIA BRASILEIRA DE NOTICIAS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Expediente | Como Contratar os Serviços Noticiosos da ABN | Fale Conosco |

Desde 1924: ABN AGÊNCIA BRASILEIRA DE NOTÍCIAS - Since 1924: BRAZILIAN NEWS AGENCY - ABN NEWS
Ampla e Completa Cobertura Jornalística