Brasília Atlanta Berlim  Buenos Aires Frankfurt  Hong Kong Lisboa Londres  Los Angeles  Macau  Milão Montreal Moscou Nova York Roma Paris Pequim São Paulo Sidney Toronto Tóquio Vancouver Washington
INDEX-HOME AGENCIA BRASILEIRA DE NOTICIAS ABN NEWS
     SINCE 1924: ABN NEWS BRAZILIAN NEWS AGENCY - DESDE 1924: AGÊNCIA BRASILEIRA DE NOTÍCIAS  -  INICIAL HOME PAGE  -  COMO SER CLIENTE  -  EXPEDIENTE  -  FALE CONOSCO

 Editoria de Ciências

 

.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

02/07/2009 18:25

Ondas sísmicas indicam que tempestades estão mais severas


BRASÍLIA [ABN NEWS] - De acordo com um novo estudo do Instituto Scripps de Oceanografia, agora se tornou possível ouvir o avanço do aquecimento global na forma de tempestades maiores, mais intensas e surgidas a intervalos cada vez mais freqüentes.

Ao longo das décadas, os sismologistas vêm filtrando e excluindo de suas medições os sons de imensas ondas propelidas pelo oceano quando estas se chocam com as costas.

O incômodo ruído que elas geravam interferia com a detecção de terremotos.

Mas agora alguns especialistas alteraram seus filtros de maneira a excluir os indicadores de terremotos e a aumentar o volume das ondas de tempestade.

O som das ondas colidindo com a costa cria vibrações muito específicas. E essas vibrações indicam qual é a severidade real das tempestades oceânicas. Dados preliminares indicam uma clara elevação nos eventos severos de tempestade ao longo dos anos.

A informação foi registrada no Informativo nº 68 do Elat (Grupo de Eletricidade Atmosférica) do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), com sede na cidade de São José dos Campos, São Paulo, Brasil.


[Foto: Divulgação/ELAT/MCT]

 

 

 

 

Expediente | Como Contratar os Serviços Noticiosos da ABN | Fale Conosco |

Desde 1924: AGÊNCIA BRASILEIRA DE NOTÍCIAS - Since 1924: BRAZILIAN NEWS AGENCY - ABN NEWS
Ampla e Completa Cobertura Jornalística