.

 

Caxambu - Minas Gerais

Editoria de Viagem & Turismo

 

Matéria Editada em 30/08/2003 às 00h55

 

 

Subir

 

Caxambu: A Cidade das 12 Fontes

Caxambu - Minas Gerais - Foto: ABN News/J.H. de Oliveira Junior - Desde 1924: Agencia Brasileira de Noticias - Brazilian News Agency [Since 1924]          Desde 1924: Agencia Brasileira de Noticias - Brazilian News Agency [Since 1924] - Foto: ABN News/J.H. de Oliveira Junior

Caxambu (MG) -  Parque das Águas - Jardins e Lago - Fotos: ABN

Caxambu situa-se ao Sul de Minas Gerais em um vale da Serra da Mantiqueira, a 904 metros de altitude. O clima saudável de montanha faz desta cidade um sinônimo de natureza e tranqüilidade.

Existem no Brasil outras estâncias hidrominerais mas só Caxambu possui 12 fontes de água mineral com propriedades diferentes. É reconhecida como maior complexo hidromineral do mundo.

Sua infra-estrutura urbana é adequada para atender o turista, especialmente casais, famílias com crianças e pessoas na faixa da terceira idade.

 

Subir

 

Parque das Águas: A grande atração de Caxambu

Desde 1924: Agencia Brasileira de Noticias - Brazilian News Agency [Since 1924] - Foto: ABN News/J.H. de Oliveira Junior     Desde 1924: Agencia Brasileira de Noticias - Brazilian News Agency [Since 1924] - Foto: ABN News/J.H. de Oliveira Junior

Caxambu (MG) -   Parque das Águas - Alameda e Lago - Fotos: ABN

Principal atração turística de Caxambu, o Parque das Águas conta com 12 fontes de água mineral, geiser, piscina de água mineral, balneário hidroterápico, lago com pedalinhos, teleférico e muito mais.

O poder curativo e terapêutico das águas de Caxambu é a maior atração da cidade desde os tempos do Império. Sua fama foi reforçada no ano de 1868 quando a Princesa Isabel e seu marido o Conde D'Eu aqui vieram em busca da cura de uma suposta infertilidade da Princesa, provocada por uma anemia profunda. Após um mês de tratamento com a água altamente ferruginosa da fonte que hoje leva seu nome, retorna à Corte e consegue engravidar.

A Família Imperial teve tanta influência na história da cidade, que em 1874, as seis únicas fontes existentes na época levavam nomes de alguns de seus integrantes. Eram elas: D. Pedro, D. Leopoldina, Duque de Saxe, D. Isabel, Conde D'Eu e D. Theresa.

Atualmente o Parque das Águas tem 210 mil metros quadrados de área e conta com 12 fontes de águas minerais, de alto poder diurético e desintoxicante, com propriedades químicas diferentes umas das outras, fluindo ininterruptamente. Os bosques, jardins e alamedas de grande beleza paisagística são perfeitos para passeios tranqüilos e revitalizantes. As crianças podem andar de pedalinho no lago ou brincar no playground sempre em total segurança.

Para os desportistas existem quadras próprias para a prática de tênis, vôlei e bocha, além de uma pista de cooper que circunda o lago e um rinque de patinação coberto. As piscinas, uma para adultos e outra para crianças, são abastecidas com água mineral da fonte Mayrink. Únicas neste estilo em toda a América Latina, elas renovam, diariamente, 42% de seu volume total, podendo ser consideradas, por isso, de água corrente.

O suntuoso Balneário Hidroterápico, construído no início do século em estilo neoclássico, é ricamente ornamentado com vitrais franceses. Os azulejos e pisos, vindos de Portugal e da Inglaterra, formam belíssimos mosaicos e desenhos. Em seu interior há diversos tipos de banhos, duchas e saunas divididas em duas alas, uma feminina e outra masculina, esta última com uma piscina térmica. Amplas salas de repouso, fisioterapia e outras aplicações eletroterápicas completam o espaço, que abriga também uma pequena galeria de arte.

Dentro do Parque da Águas funcionam ainda lojas que vendem copos, canecas, cantis e garrafas além de artesanato e souvenir. Há um bar à beira do lago que serve cervejas, refrigerantes e lanches rápidos.

Serviço:

Horários de funcionamento:

Parque das Águas

Diariamente das 7h às 18h

Balneário Hidroterápico

De terça a sexta-feira das 8h30 às 17h
Sábado, domingo e feriados das 7h às 18h

 

Subir

 

Confira as fontes e as atrações do Parque das Águas

As fontes:

Fonte D. Pedro

Desde 1924: Agencia Brasileira de Noticias - Brazilian News Agency [Since 1924] - Foto: ABN News/J.H. de Oliveira Junior Fonte Dom Pedro - Foto: ABN

Água mineral radioativa, supercarbônica, gasosa forte. É tônica e digestiva.

 

Fonte Duque de Saxe

caxambu06xfontedsaxe_vert.jpg (7245 bytes) Fonte Duque de Saxe - Foto: ABN

Água mineral alcalina-bicarbonatada, alcalina terrosa e sulfurosa.
Indicada para o fígado e vesícula biliar.

 

Fonte D. Leopoldina

Desde 1924: Agencia Brasileira de Noticias - Brazilian News Agency [Since 1924] - Foto: ABN News/J.H. de Oliveira Junior

Água mineral alcalina-bicarbonatada, alcalina terrosa, cálcida e magnesiana. É indicada para o fígado e intestinos.

 

Fontes Mayrink 1, 2 e 3

Mayrink 1: Água mineral acídulo-gasosa e radioativa. Indicada para a garganta.

Mayrink 2: Água mineral acídulo-gasosa e radioativa. Excelente colírio.

Mayrink 3: Água mineral sem gás. Usada para o engarrafamento. É uma água de mesa.

 

Fonte Ernestina Guedes

Água mineral alcalina-bicarbonatada e alcalina terrosa. Altamente radioativa. Excelente para banhar doenças de pele.

 

Fonte D. Isabel / Conde D'Eu

Desde 1924: Agencia Brasileira de Noticias - Brazilian News Agency [Since 1924] - Foto: ABN News/J.H. de Oliveira Junior  Fonte Dona Isabel / Conde D'Eu - Foto: ABN

Água mineral alcalina-gasosa e alcalina terrosa, altamente ferruginosa. Indicada para anemia.

 

Fonte Beleza

Desde 1924: Agencia Brasileira de Noticias - Brazilian News Agency [Since 1924] - Foto: ABN News/J.H. de Oliveira Junior Fonte Beleza - Foto: ABN

Água mineral alcalina-bicarbonatada e férrea. É indicada para o aparelho digestivo.

 

Fonte Venâncio

Água mineral alcalina-bicarbonatada, alcalina-terrosa e sulfurosa. Indicada para banhos carbo-gasosos e pressão alta.

 

Fonte Viotti

Água mineral radioativa forte, gasosa forte. Dissolve cálculos renais.

 

Subir

 

Confira os tipos e características terapêuticas das águas minerais de Caxambu

As águas das fontes de Caxambu possuem normalmente várias destas características e propriedades em conjunto, portanto escolha as que mais lhe agradem.

Ferruginosa - Indicada para diferentes tipos de anemia, parasitoses, alergia e acne juvenil. Estimula o apetite.

Magnesiana - Boa para o fígado e intestinos, indicada para casos de enterocolite crônica, insufiência hepática e fermentação intestinal.

Radioativa - Diurética, dissolve cálculos renais e biliares, além de favorecer a digestão. Atua como calmante, contra reumatismo, filtra o excesso de gordura do sangue, elimina ácido úrico, diminui a viscosidade nas afecções renais, é estimulante glandular e da sexualidade.Diminui a pressão sangüínea e é laxante.

Carbogasosas - Diurética e digestiva, é ideal para acompanhar refeições. Rica em sais minerais, ajuda a repor a energia dos atletas, além de facilitar o trânsito intestinal e estimular o apeteite. Eficaz contra hipertensão arterial, cálculos renais e de vesícula.

Sulfurosa - Indicada para casos de reumatismo, doenças de reumatismo, doenças de pele, artrite e inflamações em geral.

Sulfatata Sódica - Combate a prisão de ventre, colite e problemas hepáticos.

Cálcica - Indicada para casos de reumatismo e colites, consolidação de fraturas. Reduz a sensibilidade em casos de asma, eczemas, dermatoses e bronquites. Tem ação diurética.

Bicarbonatada Sódica - Indicada contra doenças estomacais, como gastrites e úlceras gastroduodenais, hepatite e diabetes. Alcalina Diminui a acidez estomacal e é bom hidratante para a pele.

Ácida - Regulariza o pH da pele.

Carbônica - Hidrata a pele e reduz o apetite.

Sulfatada - Atua como anti-inflamatório e anti-tóxico.

 

Subir

 

Confira outras atrações do Parque das Águas

 

Balneário

Desde 1924: Agencia Brasileira de Noticias - Brazilian News Agency [Since 1924] - Foto: ABN News/J.H. de Oliveira Junior Caxambu (MG) -  Parque das Águas - Balneário - Foto: ABN

O suntuoso Balneário Hidroterápico, construído no início do século XX em estilo neoclássico, é ricamente ornamentado com vitrais franceses.

Os azulejos e pisos, vindos de Portugal e da Inglaterra, formam belíssimos mosaicos e desenhos. Em seu interior há diversos tipos de banhos, duchas e saunas divididas em duas alas, uma feminina e outra masculina, esta última com uma piscina térmica.

Amplas salas de repouso, fisioterapia e outras aplicações eletroterápicas completam o espaço, que abriga também a Secretaria Municipal de Turismo e uma pequena galeria de arte.

Serviços do Balneário:

Os banhos são de imersão em banheiras estilo colonial com água mineral:

Banho Perolado - Indicado para relaxamento e afecções da pele.

Banho Espumante Perolado - Utiliza-se algas marinhas, indicado para nutrir e revitalizar a pele.

Banho Espumante Simples - Indicado para emagrecimento.

Banho Turco - Indicado para redução de gorduras.

Especial Banho Sulfuroso com Pérolas de Ar - Indicado para relaxamento, afecções dermatológicas, artritismo, dores musculares e ácido úrico.

Banho Sulfuroso Simples - Indicado para artritismo e doenças reumáticas.

Ducha Circular - Calmante e relaxante.

Ducha Escocesa - Relaxante ou excitante, depende da indicação médica e aplicação.

Sauna Finlandesa - A vapor, indicada para desintoxicação do organismo
e relaxamento.

Piscina Térmica - Seção Masculina do Balneário

 

Coreto

caxambu07xcoreto.jpg (6744 bytes) Caxambu (MG) -  Parque das Águas - Coreto - Foto: ABN

Ricamente ornamentado, o coreto é uma das construções mais bonitas de todo parque.

 

Piscinas / Esportes

Para os desportistas existem quadras próprias para a prática de tênis, vôlei e bocha, além de uma pista de cooper que circunda o lago e um rinque de patinação coberto. As piscinas, uma para adultos e outra para crianças, são abastecidas com água mineral da fonte Mayrink. Únicas neste estilo em toda a América Latina, elas renovam, diariamente, 42% de seu volume total, podendo ser consideradas, por isso, de água corrente.

 

Geiser

Jorro periódico de água mineral sulfurosa para banhos.

 

Lago

Desde 1924: Agencia Brasileira de Noticias - Brazilian News Agency [Since 1924] - Foto: ABN News/J.H. de Oliveira Junior Caxambu (MG) -  Parque das Águas - Lago - Foto: ABN

O lago é uma das principais áreas de lazer do Parque das Águas, com pedalinhos, brinquedos, amplos jardins e uma lanchonete. Circundado por uma pista de cooper e diversos aparelhos de ginástica, é um ótimo local para manter a forma, com muito ar puro e uma linda paisagem.

 

Obras de Chico Cascateiro

 
Este humilde artesão português, dono de uma primorosa técnica de reproduzir a fauna e a flora em estucagem, deixou várias obras no Parque das Águas como a cascatinha, a casinha de bonecas, bancos e outras obras artísticas.

 

Subir

 

Confira mais atrações turísticas de Caxambu

Morro de Caxambu

Com aproximadamente 1090m de altitude e a 186m acima do Parque, o Morro de Caxambu proporciona uma deslumbrante vista da cidade e arredores. É possível avistar também a cidade de Baependi e as serras próximas. Para se chegar ao topo existem três opções: de carro, a pé, ou de teleférico. Lá funcionam uma lanchonete e lojas de artesanato e souvenir. Em seu cone superior o Morro de Caxambu abriga ainda a estátua do Redentor (1961) com 15 metros de altura e o Cruzeiro (1929).

Igreja de Santa Isabel de Hungria

A Igreja de Santa Isabel teve sua construção iniciada em 1868, em estilo neo-gótico, em cumprimento a uma promessa feita pela Princesa Isabel, sendo, porém, consagrada apenas no ano de 1897, quando a Família Imperial já se encontrava no exílio. Nesta Igreja de Caxambu, tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, destaca-se um altar feito em madeira trabalhada onde fica a imagem de Santa Isabel de Hungria. O acesso à Igreja pode ser feito a pé por uma escadaria de 126 degraus ou de carro, pela rua Monsenhor João de Deus.

Igreja Matriz

A atual Igreja Matriz, de estilo gótico, teve sua pedra fundamental lançada em 1892 no mesmo local da velha capelinha de Nossa Senhora dos Remédios, do século XVIII, ficando pronta em 1º de janeiro de 1906. Atualmente a Igreja é palco das grandes celebrações religiosas da cidade. A festa da padroeira Nossa Senhora dos Remédios acontece no dia 15 de agosto com missas, procissão e atividades de barracas. Outra grande procissão ocorre no dia de Corpus Christi quando as principais ruas da cidade são enfeitadas com tapetes coloridos feitos com materiais variados como serragem, sementes e pó de café. Durante a Semana Santa são realizadas encenações de quadros vivos lembrando os passos de Cristo, além das tradicionais procissões de Ramos (domingo anterior) e do Encontro (terça-feira).

Passeios de charretes e cavalos

Desde 1924: Agencia Brasileira de Noticias - Brazilian News Agency [Since 1924] - Foto: ABN News/J.H. de Oliveira Junior Caxambu (MG) -  Passeio de Charrete - Foto: ABN

Um programa imperdível para quem vem a Caxambu é, sem dúvida, passear de charrete pela cidade e arredores. Os pontos se encontram nas portarias do Parque e na Av. Camilo Soares, em frente ao Hotel Glória. São diversas as opções de passeios, indo desde um tour pela cidade e seus principais pontos turísticos, até uma ida a cidade vizinha de Baependi, por estrada de terra.

Os cavalos podem ser alugados por hora ou por passeio guiado pela área rural. Além do ponto, próximo à Rodoviária, existem haras que disponibilizam cavalos para cavalgadas em grupo pela região.

Teleférico

Para se chegar ao Morro de Caxambu a melhor maneira, sem dúvida, é ir de teleférico e apreciar a bela vista panorâmica do Parque das Águas com a emoção do trajeto.

Centro de Artesanato

No Centro de Artesanato, localizado em frente à portaria do Parque, podem ser encontrados objetos artesanais típicos da região como bolsas em palha de milho, arroz, taboa e sisal; utensílios domésticos em bambu; chocolates; brinquedos em madeira; tapetes e colchas feitos em tear; móveis pintados à mão; bordados; malhas, além de doces, compotas, queijos, embutidos, licores e a tradicional aguardente mineira.

Praça XVI de Setembro

pracax.gif (31523 bytes)

Praça com amplos jardins floridos, bancos, árvores frondosas e cortada pelo córrego Bengo. Tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, o local conta ainda com um coreto de 1913 decorado com uma pequena cascata esculpida por Chico Cascaterio e uma fonte do mesmo artista.

Horto Municipal

Área protegida pelo município, de trinta alqueires, também denominada "Represa do Jacaré". Com uma grande diversidade de fauna e flora é um local bastante agradável para caminhadas, passeios a cavalo ou de bicicleta, em meio à exuberante vegetação.

O acesso pode ser feito a partir da trilha que começa na entrada do Horto Florestal.

Escola Municipal Padre Correia de Almeida

Prédio de arquitetura com estilo eclético construído na década de 20.

 

Centro de Lazer Pingo D'Água

pingodagua1x.gif (27097 bytes)  pingodagua2x.gif (28118 bytes)

Situada na Estrada da Glória, apenas três km do centro de Caxambu, em uma área de 40 mil metros quadrados, o Centro de Lazer Pingo D'Água conta com piscinas com tobo-águas, dois bares (seco e molhado), lagos para pesca, campo de futebol, quadra de areia, cama elástica, pista de cooper, restaurante, hortas, pomares, salão para reunião e festas.

Serviço:

Telefax: (35) 3341.3300

Mais informações no site do Hotel Caxambu ( www.hotelcaxambu.com.br )

 

Chácara das Rosas

Centro de Hidroterapia e terapias holísticas que recebe pessoas interessadas em participar de atividades revitalizantes e programas de relaxamento, reenergização, emagrecimento e desintoxicação.

Serviço:

www.chacaradasrosas.com.br

Portal das Águas

Chácara aberta à visitação com trilhas na mata, nascentes, criação de animais e lagos. O turista pode adquirir licores caseiros, aguardentes e cristais, aprendendo com o proprietário sobre a energia das pedras.


Subir

 

Conheça a história de Caxambu

Até o final do século XVII, com a chegada da Bandeira de Lourenço Castanho Taques, que seguia a trilha de Felix Jaques rumo ao vale do Rio Verde, as imediações do Morro de Caxambum, como era conhecido na época, eram habitadas pelos índios Cataguases. Aos índios nativos, segundo o historiador Antônio Maurício Ferreira, deve-se a origem do nome Caxambu, que na língua Tupy, falada por eles, significa "bolhas a ferver" ou "água que borbulha" (Catã-mbu). Há entretanto quem diga que Caxambu deriva de duas palavras africanas Cacha (tambor) e mumbu (música), que no século XIX designavam os instrumentos e a própria dança ou batuque dos escravos.

Os primeiros a possuírem sesmarias no local foram Carlos Pedroso da Silveira e seu genro Francisco Alves Correia, no ano de 1766. Em 1814, conta-se que havia, no povoado, apenas duas fazendas: a das Palmeiras e a Fazenda Caxambu. Há quem diga que foi nesta época que se tomou conhecimento, pela primeira vez, da existência das fontes. Outros afirmam, entretanto, que tal fato já teria ocorrido em 1762 ou 1772.

O ano de 1875 foi de grande importância para o povoado, pois além de tornar-se Distrito de Baependi, as virtudes curativas de suas águas foram reconhecidas, tendo sua exploração concedida pelo governo da Província de Minas a empresas particulares. Nesta época (1881) a cidade contava com apenas 200 habitantes efetivos, 130 edificações e iluminada por 21 lampiões a querosene.

Em finais de 1901 é criada a Vila de Caxambu. Época de grande desenvolvimento, foi neste período que foram feitas as principais obras de infra estrutura, como serviços de água e esgoto, aberturas e calçamento de ruas, avenidas e praças, canalização do ribeirão Bengo e outras melhorias. Finalmente, em 18 de setembro de 1915, Caxambu é elevada à categoria de cidade, abrangendo também, até 1938, a área do atual município de Soledade.

 

 

Clique nas fotos para ampliar

 

Caxambu - Minas Gerais - Foto: ABN News/J.H. de Oliveira Junior - Desde 1924: Agencia Brasileira de Noticias - Brazilian News Agency [Since 1924]

 

Caxambu - Minas Gerais - Foto: ABN News/J.H. de Oliveira Junior - Desde 1924: Agencia Brasileira de Noticias - Brazilian News Agency [Since 1924]

Hotel Caxambu Piscina Interna

 
Hotel Caxambu - Apartamento

Caxambu - Minas Gerais - Foto: ABN News/J.H. de Oliveira Junior - Desde 1924: Agencia Brasileira de Noticias - Brazilian News Agency [Since 1924]

 

Caxambu - Minas Gerais - Foto: ABN News/J.H. de Oliveira Junior - Desde 1924: Agencia Brasileira de Noticias - Brazilian News Agency [Since 1924]

Parque das Águas - Fonte Beleza

 

 Parque das Águas - Lago - Vista parcial

Caxambu - Minas Gerais - Foto: ABN News/J.H. de Oliveira Junior - Desde 1924: Agencia Brasileira de Noticias - Brazilian News Agency [Since 1924]

 

Caxambu - Minas Gerais - Foto: ABN News/J.H. de Oliveira Junior - Desde 1924: Agencia Brasileira de Noticias - Brazilian News Agency [Since 1924]

Palace Hotel

 

Palace Hotel - Jardim Interno

Caxambu - Minas Gerais - Foto: ABN News/J.H. de Oliveira Junior - Desde 1924: Agencia Brasileira de Noticias - Brazilian News Agency [Since 1924]

 

Parque das Águas - Fonte Duque de Saxe - Caxambu - Minas Gerais - Foto: ABN News/J.H. de Oliveira Junior - Desde 1924: Agencia Brasileira de Noticias - Brazilian News Agency [Since 1924]

Parque das Águas - Coreto

 
Parque das Águas - Fonte Duque de Saxe

Caxambu - Minas Gerais - Foto: ABN News/J.H. de Oliveira Junior - Desde 1924: Agencia Brasileira de Noticias - Brazilian News Agency [Since 1924]

 

Caxambu - Minas Gerais - Foto: ABN News/J.H. de Oliveira Junior - Desde 1924: Agencia Brasileira de Noticias - Brazilian News Agency [Since 1924]

Parque das Águas - Placa alusiva a visita de Ruy Barbosa

 

Comidas típicas da culinária mineira feitas no fogão de lenha

 
     
Parque das Águas - Balneário  
Parque das Águas - Alameda

Caxambu - Minas Gerais - Foto: ABN News/J.H. de Oliveira Junior - Desde 1924: Agencia Brasileira de Noticias - Brazilian News Agency [Since 1924]

 

Caxambu - Minas Gerais - Foto: ABN News/J.H. de Oliveira Junior - Desde 1924: Agencia Brasileira de Noticias - Brazilian News Agency [Since 1924]

Parque das Águas - Lago  
Parque das Águas - Lago

Caxambu - Minas Gerais - Foto: ABN News/J.H. de Oliveira Junior - Desde 1924: Agencia Brasileira de Noticias - Brazilian News Agency [Since 1924]

 

Caxambu - Minas Gerais - Foto: ABN News/J.H. de Oliveira Junior - Desde 1924: Agencia Brasileira de Noticias - Brazilian News Agency [Since 1924]

Parque das Águas - Jardins e Balneário  
Parque das Águas - Fonte Beleza

Caxambu - Minas Gerais - Foto: ABN News/J.H. de Oliveira Junior - Desde 1924: Agencia Brasileira de Noticias - Brazilian News Agency [Since 1924]

 

Caxambu - Minas Gerais - Foto: ABN News/J.H. de Oliveira Junior - Desde 1924: Agencia Brasileira de Noticias - Brazilian News Agency [Since 1924]

 Parque das Águas - Fonte Dom Pedro  
 Parque das Águas

Caxambu - Minas Gerais - Foto: ABN News/J.H. de Oliveira Junior - Desde 1924: Agencia Brasileira de Noticias - Brazilian News Agency [Since 1924]

 

Caxambu - Minas Gerais - Foto: ABN News/J.H. de Oliveira Junior - Desde 1924: Agencia Brasileira de Noticias - Brazilian News Agency [Since 1924]

Parque das Águas - Fonte Princesa Isabel / Conde D'Eu  
Parque das Águas

Caxambu - Minas Gerais - Foto: ABN News/J.H. de Oliveira Junior - Desde 1924: Agencia Brasileira de Noticias - Brazilian News Agency [Since 1924]

 

Caxambu - Minas Gerais - Foto: ABN News/J.H. de Oliveira Junior - Desde 1924: Agencia Brasileira de Noticias - Brazilian News Agency [Since 1924]

Parque das Águas - Balneário  
Parque das Águas - Jardins

Caxambu - Minas Gerais - Foto: ABN News/J.H. de Oliveira Junior - Desde 1924: Agencia Brasileira de Noticias - Brazilian News Agency [Since 1924]

 

Caxambu - Minas Gerais - Foto: ABN News/J.H. de Oliveira Junior - Desde 1924: Agencia Brasileira de Noticias - Brazilian News Agency [Since 1924]

Parque das Águas - Lago  
Parque das Águas - Alameda Vista Parcial

Caxambu - Minas Gerais - Foto: ABN News/J.H. de Oliveira Junior - Desde 1924: Agencia Brasileira de Noticias - Brazilian News Agency [Since 1924]

 

Caxambu - Minas Gerais - Agencia Brasileira de Noticias [Desde 1924] - Brazilian News Agency [Since 1924]

Caxambu (MG) - Charrete  
 Praça XVI de Setembro

Caxambu - Minas Gerais - Foto: ABN News/J.H. de Oliveira Junior - Desde 1924: Agencia Brasileira de Noticias - Brazilian News Agency [Since 1924]

 

Caxambu - Minas Gerais - Foto: ABN News/J.H. de Oliveira Junior - Desde 1924: Agencia Brasileira de Noticias - Brazilian News Agency [Since 1924]

Parque das Águas - Fonte Beleza  
Hotel Glória

Caxambu - Minas Gerais - Foto: ABN News/J.H. de Oliveira Junior - Desde 1924: Agencia Brasileira de Noticias - Brazilian News Agency [Since 1924]

 

Caxambu - Minas Gerais - Agencia Brasileira de Noticias [Desde 1924] - Brazilian News Agency [Since 1924]

 

 

 

 

Importante: As informações prestadas por esta Editoria são meramente informativas e de caráter jornalístico. Foram checadas por nossos repórteres anonimamente (no mínimo em duas visitas em ocasiões diferentes e sem se identificarem como sendo jornalistas). A ABN NEWS não pode assumir responsabilidades sobre possíveis alterações posteriores ocorridas nos estabelecimentos pesquisados. Recomendamos sempre telefonar para conferir possíveis alterações ou mudanças de programações e tarifários. Caso o leitor se depare em suas visitas com qualquer condição inusitada pedimos, à título de colaboração, que ESCREVA PARA ABN NEWS relatando o fato.

 

 

 
EXPEDIENTE | Contratar os Serviços Noticiosos da ABN NEWS | FALE CONOSCO |

Desde 1924: AGÊNCIA BRASILEIRA DE NOTÍCIAS - Since 1924: BRAZILIAN NEWS AGENCY - ABN NEWS
Ampla e Completa Cobertura Jornalística